Email marketing é uma ótima ferramenta para você se comunicar com seus contatos e criar oportunidades de venda e relacionamento.
O Email é uma maneira de alcançar diretamente milhares de clientes potenciais, a um custo relativamente baixo em comparação com publicidade em sites, adwords, banners ou anúncios patrocinados em redes sociais.
Saber como fazer e-mail marketing representa um papel fundamental na conversão de leads em clientes e na construção do relacionamento com eles e para ter uma estratégia de e-mail marketing efetiva é preciso estar atento a diversos detalhes.
Quem quer saber como fazer email marketing, precisa ter em mente que, hoje em dia, uma lista de emails que possua potenciais clientes ou possua clientes ativos de uma empresa, é um ativo muito valioso a ser trabalhado.
Para começar a fazer email marketing, sua empresa precisa possuir uma lista de contatos. Porém, conseguir uma rica base de contatos pode ser uma tarefa difícil. Como persuadir os visitantes do seu site a fornecer seus e-mail de boa vontade?
Para ajudá-lo nisso, separamos uma lista de atitudes que você pode tomar para convencê-los:
Não compre listas de e-mails
Listas de email compradas não funcionam e podem destruir sua reputação, Gastará dinheiro, queimará sua reputação e alimentará uma prática desonesta de entrar em contato com quem nunca confiou a você esse direito.
Ofereça algo relevante em troca
Utilizando uma landing page para suas ofertas, disponibilize ebooks, informativos, conteúdos exclusivos, brindes e promoções em troca do cadastro dos dados pessoais dos visitantes.
Crie um relacionamento com os leads, e encante os que já são clientes
Sua lista de email deve ser conter tanto os leads como clientes. Mantenha um relacionamento através de diversas formas de abordagem, como um email agradecendo pela compra, pedindo feedback de produtos e serviços, propondo novas ofertas para quem já é cliente, fidelizando a relação.
Tenha uma estratégia definida
Fazer email marketing não é só mandar emails em grande escala: você precisa ter um mínimo de estratégia para ser efetivo.
Segmente sua lista de e-mails
Em sua lista de emails há diversos tipos de pessoas, com interesses diferentes, estilos de vida diferentes, funções diferentes, e expectativas únicas em relação à sua empresa e seus produtos.
Seja relevante
Para ter uma campanha de email marketing bem sucedida, você precisa oferecer no email conteúdo relevante para a pessoa que o recebe.